Bolo festivo de abacaxi Diet

Receita de  Bolo festivo de abacaxi Diet




















Ingredientes:
 Massa

- 6 ovos grandes separados (gemas e claras)
- ½ xícara (chá)  adoçante culinário forno e fogão
- raspas de uma laranja
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
- 1 colher (chá) de fermento químico em pó

Recheio de Abacaxi:
- 2 abacaxis maduros
- ¼ xícara (chá)  adoçante culinário forno e fogão
Recheio de Creme:
- 1 e ½ xícara (chá) de leite desnatado
- 2 gemas
- ¼ de xícara de (chá) adoçante culinário forno e fogão
- 1 e ½ colher (sopa) de farinha de trigo
- 3 gotas de essência de baunilha

Calda:
- 1 xícara (chá) de suco de laranja coado
- 1 colher (sopa)adoçante culinário forno e fogão
- 1 colher (sopa) de Cointreau

Cobertura:
- ½ xícara (chá) adoçante culinário forno e fogão
- 2 claras

Decoração:
- ½ xícara (chá) de amêndoas sem pele, laminadas e levemente torradas

Modo de Preparo:

Massa
Bata as claras em neve. Sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma, e, em seguida,o adoçante e as raspas de laranja. Deixe bater por 5 minutos na velocidade máxima até obter um creme claro e bem aerado.
Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo misturada com o fermento, aos poucos e delicadamente fazendo movimentos de baixo para cima.
  Cuide para não perder o volume do creme. Despeje numa forma redonda (25 cm de diâmetro) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio-baixo (160°C/180C) por cerca de 20 minutos ou até dourar. Retire, espere amornar e desenforme.

Recheio
Descasque e corte os abacaxis em cubos bem pequenos, coloque-os em uma panela grande, misture o adoçante, leve ao fogo baixo. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até reduzir toda a água e o abacaxi começar a caramelizar. Retire do fogo e deixe esfriar.
Passe no processador de alimentos ou no liquidificador (cuide para não virar um purê, deve manter alguns pedacinhos de abacaxi). Divida em três partes iguais, reserve duas partes para o recheio e uma para a cobertura.

Recheio de Creme:
Numa panela coloque o leite, as gemas, o adoçante, a farinha de trigo e as gotas de baunilha. Misture até dissolver a farinha. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar. Esfrie e misture as duas partes do abacaxi reservado.

Calda:
Misture o suco de laranja com o adoçante e o Cointreau.

Cobertura:
Numa panela pequena, misture o adoçante com ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo por cerca de 10 minutos ou até obter uma calda em ponto de fio. Bata as claras em neve e, sem desligar a batedeira, verta aos poucos a calda sobre as claras. Bata por mais 5 minutos e misture o recheio de abacaxi restante.

Monte o bolo:
Corte o bolo em duas camadas. Coloque a primeira camada sobre o prato em que for servir e umedeça com 2/3 da calda.
Espalhe o recheio de creme com abacaxi, cubra com a outra camada do bolo e umedeça com a calda restante. Com a ajuda de uma espátula, cubra toda a superfície e lateral do bolo com a cobertura. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas. No momento de servir, polvilhe as amêndoas.



0 comentários: