Bolo com Brigadeiro e Laranja

Receita de Bolo com Brigadeiro e Laranja
















Ingredientes:

Xícara medidora de 240ml
150g de manteiga 
1/2 xícara de açúcar
4 ovos grandes
1 xícara + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 
2 colheres (chá) de fermento em pó

Para regar:
2/3 xícara de suco de laranja

Recheio e Cobertura:
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1/2 xícara de suco de laranja
Raspa da casca de 2 laranjas

1 laranja grande sem casca e sem pele, cortada em fatias
Folhas de hortelã (opcional)


Preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Separe uma forma redonda de 22cm com aro removível, não é preciso untar. 

2. Na batedeira, com o batedor de arame (se tiver essa opção), bata a manteiga com o açúcar até formar um creme bem fofo. Junte os ovos de pouquinho em pouquinho, acrescentando uma clara ou gema por vez, sempre batendo em velocidade alta. Esse método evita que a mistura talhe. Acrescente a farinha previamente peneirada o fermento e bata em velocidade baixa só até incorporar tudo. Desligue a batedeira e misture delicadamente com uma espátula somente o suficiente para saber se não há nenhum grumo de farinha na massa. Despeje a massa na forma separada e leve para assar por cerca de 30 minutos ou até que inserindo um palito no centro, este saia limpo. Deixe esfriar por 10 minutos na forma, em seguida desenforme.

Recheio e cobertura:
4. Fora do fogo, misture muito bem a farinha com 1/2 lata de leite condensado (procedendo assim será mais fácil de dissolver toda a farinha sem deixar grumos). Adicione o restante do leite condensado e o creme de leite. Leve em fogo baixo sempre misturando com uma espátula de silicone, cozinhe até estar bem cremoso, mais consistente que um brigadeiro mole. Deixe esfriar por 10 minutos e só então misture o suco e as raspas de laranja, desse modo a mistura não vai talhar. 

Montagem:
5. Corte o bolo em três camadas finas. Regue cada camada de bolo com o suco e recheie com o brigadeiro, guardando uma pequena porção para cobrir o bolo. Decore com as rodelas de laranja e hortelã. Deixe na geladeira até o momento de servir, tampado para não ressecar.

Rende: 8 porções.




0 comentários: